Um dos grandes desafios das empresas na era digital é descobrir como interagir com seus clientes, que estão conectados em tempo integral e são bombardeados com propagandas de inúmeras marcas.
O maior diferencial entre as marcas bem sucedidas e as que fracassam, é saber abordar o público-alvo corretamente, criando e nutrindo leads para concretizar vendas.
Os modelos mais tradicionais do marketing digital (e-mail marketing, mídias sociais e etc) já não são suficientes para por si sós garantirem a fidelização do cliente. O mercado cada vez mais competitivo e exigente traz a necessidade de interação constante com o público-alvo, e a chave para obter sucesso é entender, dominar e colocar em pratica as técnicas dessa conexão. Para facilitar esse trabalho, nasceu uma das técnicas do marketing digital mais assertivas da atualidade: a AUTOMAÇÃO DE MARKETING.
Parece complicado realizar todas as multitarefas que estão dentro do ciclo SITE – CLIENTE – VENDA CONSOLIDADA, não é mesmo? Por isso, nós da Duplo D te mostramos como resolver esse problema e se tornar relevante em grande escala. O segredo é AUTOMATIZAR.
Como funciona o processo de Automação de Marketing?
Captura de interessados/Rastreamento do cliente em potencial:
Você precisa entender o que atrai o seu cliente. Quais os desejos de compra, o perfil e as afinidades dele com o produto/serviço ofertado. Para isso, inclua formulários personalizados para descobrir o máximo de informações possíveis. Desta forma você vai enriquecer a base de dados dos leads. Mas lembre-se: é importante não encher o seu site com formulários a cada novo clique, o usuário não gosta e não tem tempo para isso. Inclua novas perguntas em formulários de ofertas distintas. Ao fazer as perguntas certas, você vai facilitar e muito, o trabalho do vendedor.
Para exemplificar, observe conosco dois modelos de formulários de uma empresa do setor imobiliário: (Criar duas imagens exemplificando os dois tipos de formulário)
FORMULÁRIO FRACO
Nome |
José da Silva |
|
O primeiro formulário é o mais utilizado pelas empresas. Por ser muito básico, não é possível extrair informações relevantes que auxiliem na concretização da venda. O que muitas delas não sabem, é que através de um formulário bem elaborado, pode-se descobrir muito mais sobre o usuário, que tem grande potencial de se tornar um cliente.
FORMULÁRIO EFICIENTE
Nome |
José da Silva |
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Idade |
42 anos |
Você possui casa própria? |
Sim |
Pretende alugar, comprar ou construir? |
Construir |
Já o segundo modelo que apresentamos, nos permite traçar um perfil detalhado para transformar um lead em cliente real. Desta forma será muito mais fácil estabelecer e manter um relacionamento com as pessoas interessadas em seu produto/serviço.
Automatização das tarefas do marketing:
Sabemos que existem estágios pelos quais todos os compradores precisam passar. Por isso, é preciso acompanhar o usuário para torná-lo um cliente real, oferecer a solução para suprir a necessidade dele, até finalmente concretizar a venda. O funil de vendas é muito importante para definir as estratégias de automação de marketing.
FUNIL DE VENDAS (Criar uma imagem similar com a identidade visual da Duplo D)
A automação de marketing fará com que os leads caminhem sozinhos, sem a necessidade da sua equipe estar presente em cada etapa do processo.
Acompanhe quais ações de marketing geram melhores resultados:
Através do rastreamento constante e automatizado, monitore os relatórios para descobrir o que traz mais resultados para fechar as vendas. Existem algumas plataformas que dão o suporte necessário para o gerenciamento da automação de marketing. Você pode saber mais sobre as ferramentas e seus resultados neste outro artigo: https://www.duplod.com.br/