O que é um Design System? Porque as empresas precisam de um?

Um Design System é um conjunto de padrões e diretrizes de design que ajudam a garantir coesão e consistência em um produto ou plataforma. Ele é composto por elementos visuais, interativos e de estrutura que são usados para criar uma experiência consistente para os usuários.

A criação de um Design System envolve as seguintes etapas:

  1. Definição de objetivos: Antes de começar a criar o Design System, é importante estabelecer os objetivos que ele deve atender. Isso pode incluir coisas como aumentar a eficiência do time de design, promover a coesão entre os produtos da empresa e fornecer uma base sólida para futuros lançamentos.
  2. Coleta de dados: Depois de definir os objetivos, é importante coletar dados sobre o público-alvo, a plataforma e os produtos existentes. Isso pode incluir pesquisas de usuários, análise de dados de usabilidade e revisão de produtos existentes.
  3. Definição de padrões: Com base nos dados coletados, é hora de estabelecer os padrões de design que serão usados no Design System. Isso inclui a definição de elementos visuais como cores, tipografia e ícones, bem como padrões de navegação e interação.
  4. Criação de componentes: Depois de definir os padrões, é hora de criar os componentes que serão usados para construir a interface do usuário. Esses componentes podem incluir botões, formulários, tabelas e outros elementos comuns em aplicativos e sites.
  5. Documentação: Para garantir que o Design System seja fácil de usar e entender, é importante documentá-lo de forma clara e concisa. Isso inclui a criação de guias, tutoriais e exemplos de uso para ajudar os designers a implementar os padrões corretamente.
  6. Manutenção: O Design System não é um projeto de uma vez só, e é importante manter e atualizá-lo regularmente para garantir que ele ainda atenda às necessidades do time de design e dos usuários. Isso pode incluir a revisão de padrões existentes e a adição de novos componentes à medida que as necessidades do produto mudam.
Design System

Veja uma tabela dos principais componentes de um Design System

ComponenteDescrição
CoresAs cores usadas no design, incluindo paletas de cores primárias e secundárias.
TipografiaA fonte e o estilo de texto usados no design, incluindo tamanhos e hierarquias.
ÍconesOs ícones usados no design, incluindo um sistema de ícones coerente.
ImagensOs padrões de uso de imagens no design, incluindo tipos de imagens e tamanhos.
FormuláriosOs padrões de formulários de entrada de dados, incluindo estilos de botão e mensagens de erro.
BotõesOs padrões de botões, incluindo estilos e tamanhos.
TabelasOs padrões de tabelas, incluindo estilos e uso de cabeçalhos.
MódulosOs padrões de módulos, incluindo estilos e uso de espaçamento.
NavegaçãoOs padrões de navegação, incluindo estilos de menu e de links.
AnimationsOs padrões de animação, incluindo estilos e duração.
Principais componentes de um Design System

O que são os Design Tokens?

Design tokens são uma forma de padronizar e modularizar as definições de design em um projeto, como cores, tipografia, espaçamento e outros atributos de design. Eles são geralmente definidos em uma linguagem de marcação, como JSON ou YAML, e podem ser exportados para diferentes formatos de arquivo para uso em diferentes plataformas, como CSS, JavaScript, e XML.

Design tokens permitem que os designers e desenvolvedores trabalhem de maneira mais colaborativa, aumentando a coesão visual e a acessibilidade do projeto. Eles também tornam mais fácil manter e atualizar o design do projeto, pois todas as definições de design importantes estão centralizadas em um lugar.

Os Design Tokens podem ser gerados automaticamente através de ferramentas como o Style Dictionary, ou podem ser criados manualmente. Algumas equipes de design utilizam design system, que são plataformas para gerenciar e compartilhar Design Tokens. Estas plataformas permitem que os designers criem, editem e compartilhem tokens de design de maneira colaborativa, e também permitem aos desenvolvedores importar esses tokens diretamente em suas aplicações, garantindo que o design seja consistente em todas as plataformas.

Além disso, os Design Tokens também podem ser usados para aplicar temas dinâmicos ao seu projeto, permitindo que os usuários alterem a aparência do projeto sem precisar de uma nova implementação.

Veja uma tabela com exemplos de design tokens:

TokenDescriçãoExemplo
Cor de fundoDefine a cor de fundo de um elemento#fafafa
Cor de textoDefine a cor de texto de um elemento#333333
FonteDefine a fonte de um elementoArial, sans-serif
Tamanho de fonteDefine o tamanho de fonte de um elemento16px
EspaçamentoDefine o espaçamento entre elementos8px
BordaDefine a borda de um elemento1px solid #ccc
Efeitos de hoverDefine os efeitos de hover de um elementobackground-color: #ccc;
Cor de botãoDefine a cor do botão#00ff00
Estilo de botãoDefine o estilo de botãobold
Rounded buttonDefine se o botão é arredondadotrue
Tamanho de íconeDefine o tamanho do ícone24px
Cor de íconeDefine a cor do ícone#000000
Cor de linkDefine a cor do link#0000ff
Estilo de linkDefine o estilo do linkunderline
MargemDefine a margem de um elemento16px
PaddingDefine o padding de um elemento8px
AlturaDefine a altura de um elemento32px
LarguraDefine a largura de um elemento100px

Mas porque as empresas precisam de um Design System, e quais empresas isto é muito mais importante do que parece.

Praticamente qualquer empresa que tenha um produto ou serviço que seja apresentado ao público pode se beneficiar de um Design System. Isso inclui empresas de tecnologia, empresas de mídia, empresas de varejo, empresas de serviços financeiros e muito mais.

Um Design System pode ser especialmente útil para empresas que têm múltiplos produtos ou que estão constantemente lançando novos produtos. Ele também pode ser útil para empresas que têm uma equipe de design distribuída geograficamente ou que trabalham em projetos em conjunto com outras empresas. Em resumo, um Design System pode ser útil para qualquer empresa que deseje garantir que seus produtos tenham uma aparência e sensação consistentes e profissionais.

  1. Consistência: um Design System ajuda a garantir que os produtos de uma empresa tenham uma aparência e sensação consistentes, o que pode ajudar a construir confiança e reconhecimento de marca.
  2. Eficiência: um Design System pode ajudar a economizar tempo e esforço, pois os designers podem reutilizar padrões e componentes já existentes em vez de criar tudo do zero para cada novo projeto.
  3. Qualidade: um Design System pode ajudar a garantir que os produtos de uma empresa atendam a padrões de qualidade consistentes, o que pode aumentar a satisfação do usuário.
  4. Escalabilidade: um Design System pode ajudar a suportar o crescimento de uma empresa, pois permite que novos produtos sejam adicionados de maneira consistente com a marca da empresa.
  5. Colaboração: um Design System pode ajudar a promover a colaboração entre os designers e outros membros da equipe, pois fornece um conjunto comum de diretrizes e padrões para trabalhar.
  6. Flexibilidade: um Design System pode ser projetado para ser flexível o suficiente para atender às necessidades de diferentes produtos e plataformas, enquanto ainda mantém a consistência da marca.
  7. Clareza: um Design System pode ajudar a tornar as decisões de design mais claras e previsíveis, o que pode ajudar a eliminar o atraso e a confusão.

Saiba como o Storybook pode ajudar as empresas no desenvolvimento de um Design System.

O Storybook é uma ferramenta popular para desenvolvimento de componentes front-end, que pode ser usada para criar e gerenciar um Design System. Ele permite que os desenvolvedores criem, testem e documentem componentes de forma rápida e eficiente, o que pode ajudar a garantir que o Design System seja consistente e facilmente escalável. Algumas formas pelas quais o Storybook pode ajudar no desenvolvimento de um Design System incluem:

  1. Criação de componentes: O Storybook permite que os desenvolvedores criem componentes de forma isolada, sem precisar se preocupar com o contexto do aplicativo. Isso pode ajudar a garantir que os componentes sejam consistentes e fáceis de manter.
  2. Testes automatizados: O Storybook permite que os desenvolvedores criem testes automatizados para os componentes, o que pode ajudar a garantir que os componentes funcionem corretamente em diferentes cenários.
  3. Documentação automatizada: O Storybook permite que os desenvolvedores documentem os componentes de forma automatizada, incluindo informações como propriedades, estados e exemplos de uso. Isso pode ajudar a garantir que todos os desenvolvedores da equipe tenham acesso à informação necessária para trabalhar com os componentes de forma consistente.
  4. Design System: O Storybook permite que as equipes de design e desenvolvimento trabalhem juntas, compartilhando componentes e colaborando no desenvolvimento do Design System.
  5. Facilidade de uso: O Storybook possui uma interface intuitiva e fácil de usar, o que permite que desenvolvedores de todos os níveis de habilidade possam usá-lo sem dificuldades.
  6. Integração com outras ferramentas: O Storybook tem suporte para uma variedade de plugins e integrações, como por exemplo com ferramentas de testes e automação de testes, que ajudam a aumentar a eficiência do processo de desenvolvimento.

Criamos um exemplo de código do Storybook

exemplo de código de um botão criado no Storybook utilizando o framework Remix:

import { Button } from 'remix-ui';
import { storiesOf } from '@storybook/react';

storiesOf('Button', module)
  .add('Primary', () => <Button>Primary</Button>)
  .add('Secondary', () => <Button variant="secondary">Secondary</Button>)
  .add('Disabled', () => <Button disabled>Disabled</Button>);

Este exemplo cria três histórias diferentes do botão utilizando o componente Button do Remix. A primeira história é um botão primário, a segunda é um botão secundário e a terceira é um botão desativado.

Cada história é adicionada ao “storiesOf” usando o método “add” e passando o nome da história e uma função de renderização que retorna o botão com as propriedades desejadas.

Para visualizar essas histórias no Storybook, você precisará executar o comando “start-storybook” no seu terminal e, em seguida, abrir o endereço “http://localhost:6006” no seu navegador.

Espero que isso te ajude a começar a trabalhar com o Storybook e o Remix! Lembre-se de que esse é apenas um exemplo básico e você pode personalizar e adicionar mais funcionalidades de acordo com suas necessidades.

Veja esta tabela com os principais comandos do StoryBook para fazer seu Design System

ComandoDescrição
npx -p @storybook/cli sb initInicializa um novo projeto Storybook no diretório atual.
npx start-storybook -p 6006Inicia o servidor Storybook e abre o browser no endereço “http://localhost:6006“.
npx build-storybookCria uma versão estática do Storybook que pode ser hospedada em um servidor web.
npx storybook-to-ghpagesPublica o Storybook estático no GitHub Pages.
npx -p @storybook/cli sb add [nome do módulo]Adiciona um novo módulo ao projeto Storybook.
npx -p @storybook/cli sb story [nome da história]Adiciona uma nova história a um módulo existente.

É importante notar que esses são apenas alguns dos comandos disponíveis, e existem muitas outras opções e configurações disponíveis. Certifique-se de consultar a documentação oficial do Storybook para obter mais informações e exemplos.

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