Referências de Design Gráfico que todo Web Designer precisa saber

Referências de Design Gráfico que todo Web Designer precisa saber

Usabilidade em Web Sites

Para se criar um bom web design, precisamos de um bom design gráfico , para isto colocamos abaixo algumas referências que todo web designer precisa saber.

Usabilidade em web sites:

Dicas de Design Gráfico e Web Design

A usabilidade é o estudo para melhor dispor o layout e auxiliar os usuários a ter uma melhor experiência em seus objetivos e ações no seu web site.

Para se chegar em resultados precisos, são feitos diversos testes com usuários e relacionado a Personas que são criadas para cada tipo de negócio, é neste momento que vem a UX (User eXperience) que tem uma correlação ao Design Gráfico, porém não  são a mesma coisa, e nem mesmo é igual a Usabilidade, pois a Experiência de Usuário é um conjunto de diversos fatores que não envolve usabilidade ou o design, como a performance do site que está ligado a infraestrutura e desenvolvimento de codificação, mas tem tudo a ver com a UX, é importante não confundir cada tópico.

A partir da usabilidade, podemos compor um protótipo navegável que é entregue ao Designer Gráfico, que vai compor o layout através de seus conceitos de Design.

 

Layout responsivo é obrigatório

É o composto de toda a organização da peça e que vai ser apresentada ao usuário, dentro do layout já iniciamos a parte artística e principalmente conceitual da empresa. Lembrado que o layout é desenvolvido para os usuários de um produto ou serviço comercial, ou seja não é obra de arte.

Muitos pensam que o Design Gráfico é composto apenas de desenhos e imagens, mas esquecem que para compor a peça gráfica é necessário muito estudo da empresa e comprovar que cada composição se mostra útil e necessária para o usuário final que é quem vai consumir este resultado.

Tipografia para web não é a mesma coisa que o impresso.

A forma como se é utilizada as fontes em qualquer projeto gráfico é uma ciência, e além de importante para o aspecto visual, é importante para o entendimento de qualquer forma de escrita dentro do projeto. Muitas vezes empresas contratam designers específicos para criar tipologias para empresas, para serem o mais originais possíveis e criar esta característica para todos os materiais visuais da empresa.

Ilustração

Trás vida ao layout, e usada em conjunto com as outras técnicas pode ser algo muito bem visto, e que geralmente no web design é utilizado entre os componentes e imagens para agregar valor a dados variáveis. Além disto pode ser muito bem explorado nos banners em conjunto com as fotografias e sempre lembrando do conceito da empresa, a ilustração tem que ter conexão com a linguagem visual da empresa.

Fotografia

Uma boa linguagem fotográfica no site pode ser determinante para o fechamento de mais vendas, elas atraem o usuário e informam de forma rápida o conceito principal. Utilizadas com a ilustração pode criar diversos sentimentos nas pessoas, e por isso ter criatividade e compreensão do que a empresa precisa, são imprescindíveis para o Design Gráfico

Cores

Apesar diversos estudos, livros e referencias sobre cores, muitas vezes o cliente tem a palavra final sobre as cores que ele gostaria de utilizar no Design Gráfico, em alguns casos é necessário orientar o cliente em relação a contraste ou a harmonia das cores escolhidas por ele, e nem sempre é um assunto fácil de abordar. E em diversos casos precisamos trabalhar com as cores impostas pelo cliente e assim precisamos criar novas paletas de cor e recompor o Design Gráfico através das cores.

Existem diversas ferramentas na internet com cores harmônicas pré definidas, mas nem sempre é tão fácil assim tomar esta decisão em virtude do layout. Por isso a figura de um Designer Gráfico pode melhorar toda a sua comunicação visual através das cores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *