Arquitetura da informação: como ela pode colaborar na criação de sites

Arquitetura da informação: como ela pode colaborar na criação de sites

Arquitetura da Informação em Curitiba

Para oferecer uma boa experiência aos visitantes de um site, você precisa entender como ter a estrutura perfeita na web.

A Arquitetura da Informação é um item essencial para criação do site do começo ao fim.

A Duplo D utiliza de todos os passos da AI, que é envolvida por Organização, Navegação, Rotulação e Busca, tornando o seu site eficaz e útil para os usuários.

Confira as dicas que a Duplo D separou pra você sobre a Arquitetura da Informação:

Na organização é preciso agrupar e categorizar o conteúdo do seu site. Separar os assuntos e pensar como o internauta irá localizar o conteúdo, é uma boa maneira de organizar os temas. Em caso de produtos em um site de e-commerce, por exemplo, os itens são separados por combinações.

Para praticamente todos os sites de produtos, os temas mais comuns são: Home / Empresa / Serviços / Produtos / Notícias / Contato – sem limites para as subcategorias.A navegação permite que você especifique como o usuário irá transitar pelo site, se movendo de forma prática na estrutura.

A forma correta de navegação é utilizada com diversos links, botões, menus, espaço das imagens, entre outras. Pensar como o seu cliente, criando personas, irá ajudar a criar um site com boa navegação.


O menu principal deve ajudar o usuário a encontrar o que precisa em no máximo dois cliques.

Com a rotulação é possível usar ícones e signos que representem o seu conteúdo, tornando mais fácil o reconhecimento de cada item. A agilidade em dias atuais é primordial e a rotulação ajuda o internauta a identificar o que precisa mais rápido, tornando a navegação mais eficaz. Após muito estudo do seu negócio, o design gráfico da Duplo D vai tornar o site mais atrativo e dar uma identidade visual para sua empresa na internet.

Todo layout deve estar alinhado com sua comunicação off-line e diretrizes da empresa, assim o público terá mais facilidade em reconhecer o web site.
Por fim, no conceito básico da Arquitetura da Informação a busca dá a oportunidade do usuário encontrar o que não achou com facilidade no site, permitindo que tire todas as suas dúvidas.

O item de busca deve ficar visível no site, para que as pessoas encontrem rapidamente o que procuram. Esses foram os itens básicos necessários para montagem de um site eficaz.

A Arquitetura da Informação é basicamente a organização do site, do seu design estrutural, usando conceitos que dão forma ao seu negócio na web, indo desde a montagem da estrutura (visível aos usuários), até a utilização de técnicas que facilitam a navegação.
Não cometa erros!

É comum encontrar espaços digitais por aí onde o site não foi planejado, tendo uma arquitetura totalmente perdida e confusa diante do público-alvo. Esse erro pode levar o seu negócio a “goela a baixo”, pois um site que não possui o ambiente de informação planejado demonstra desconfiança perante aos clientes. Já os planejados, os usuários podem acessar a informação correta, em tempo certo e com um site bonito esteticamente e estruturalmente.

Já pensou?

Você ter produtos excelentes para venda, oferecer serviços de qualidade, mas seus clientes não comprarem porque não encontram os itens que procuram? Ou porque simplesmente não tiveram paciência para procurar, pois o conteúdo estava muito confuso? Além de frustrado e confuso, o internauta não irá acreditar no que está oferecendo.

Organize-se, é fácil!

Comece por partes. Primeiro pense na sua Home, como cartão de visitas do seu negócio. É o primeiro item que seu cliente vai ver e ali, de forma prática, deve estar tudo o que você tem a oferecer – mas sem se prolongar muito. Títulos e temas, que levam para outras páginas, são utilizados nesse momento.

Depois, pense em cada item do menu, da organização do conteúdo e na estrutura completa. Pensar como o cliente pode ajudar a se organizar melhor. Após todos os passos realizados, a Duplo D realiza testes e treinamento junto do cliente, dando a autonomia correta para que as alterações necessárias no futuro possam ser realizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *