Será que existem regras ou regulamentos para que as empresas estejam na internet? Na verdade, não. Fatores como porte da empresa ou poder aquisitivo não importam virtualmente, qualquer empresa pode e “deve” estar presente na web. Mas você já deve ter se perguntado qual é a importância da internet para as empresas, ou então se “deve” MESMO estar presente na rede. É imprescindível que a sua marca esteja onde o seu público está, e nos locais onde o público possa te encontrar. É nítido que hoje o acesso à internet é simultâneo, as pessoas acessam de qualquer lugar e o tempo todo, sem falar que tudo é encontrado através da internet.
Em julho 2014, segundo estimativa da Nielsen IBOPE, o Brasil apontava 120,3 milhões de internautas, sendo o 5º país mais conectado. E esse número só aumenta – a expectativa é que neste ano (2015) os brasileiros ultrapassem o Japão, sendo o 4º país mais conectado do mundo. E ainda, segundo um ranking elaborado pela Forbes, das 10 empresas mais inovadoras do mundo, 6 são de tecnologia, dependentes e nascidas na internet. Fica claro o motivo pelo qual os empresários não devem deixar de investir no meio online, ressaltando que o meio mais prático e barato de divulgação qualificada é a internet.
Qualificação. Chegamos a um ponto importantíssimo. Já vimos que estar presente na internet é importante, mas mais do que importante essa presença deve ser qualificada para que o usuário possa encontrar o que está procurando e para que a sua empresa possa ser encontrada.
Ao desenvolver o seu site, o profissional além de atender os requisitos de layout, conteúdo, perfil empresarial e arquitetura, ele deve atender também os requisitos do Google. Os sites do Google são os espaços mais visitados por internautas brasileiros.
Para que o seu site seja encontrado no site de buscas, ele precisa estar bem posicionado, e para estar bem posicionado ele precisa ser otimizado de acordo com os requisitos do Google. As técnicas e métodos usados para isso é o SEO (Search Engine Optimization) – ele visa melhorar o posicionamento das páginas, melhorar a posição do seu website no site líder em buscas, para que você seja encontrado na busca orgânica e tenha uma posição melhor que a dos seus concorrentes. Leia mais sobre SEO neste artigo e descubra as vantagens de estar nas primeiras colocações dos principais buscadores:
http://www.duplod.com.br/consultoria-seo
Outro site que está no ranking de mais acessados e deve ser visto como oportunidade de divulgação, como já está sendo visto pela maioria das empresas, é o Facebook. Só no Brasil, a rede social possui 89 milhões de usuários mensais ativos, sendo que cerca de 59 milhões de internautas acessam a rede diariamente, são dados do segundo trimestre de 2014.
As empresas que não se adequarem a Era Digital dificilmente sobreviverão no mercado. Atualmente, a dependência da internet é mútua na vida das pessoas, o acesso é simultâneo e ocorre a todo o momento. Por isso, mais do que a importância das empresas em estar presente na rede, a internet deve ser utilizada adequadamente para que todo o esforço e investimento tragam o retorno esperado.