Como criar um site grátis com o WordPress e o Blogger

Wordpress ou Blogger, como criar um site grátis

Wordpress ou Blogger, como criar um site grátis?

Para criar um site grátis ou criar um blog grátis, existem diversas ferramentas e sites que oferecem este tipo de serviço.

O próprio Google é um dos que oferece a plataforma Blogger para isso.

É bem rápido e prático utilizar essa ferramenta, basta você ter uma conta no Google (Gmail), acessar a plataforma Blogger e seguir os passos como no vídeo abaixo.

Outra forma de como criar um site grátis rápidamente é utilizando o WordPress.com, nós fizemos um vídeo com o passo a passo para se criar este site gratuitamente, veja:

Outra forma interessante de se criar um site grátis é utilizando os aplicativos do gerenciador do seu hosting, geralmente todos os softwares que fazem esta administração tem este recurso, no caso abaixo usamos o Plesk, para fazer um site sem depender do WordPress.com, ou seja todos os arquivos ficam em sua posse e é possível fazer qualquer processo posteriormente através de FTP.


Mas você já deve ter se perguntado se deve contratar um profissional, uma empresa ou uma agência para criar um site ou mesmo se deve cria-lo sozinho. Pois bem, um site pode ser criado por qualquer pessoa, a diferença de se contratar um especialista em design ou marketing digital, é que ele irá personalizar a sua página conforme a identidade visual da sua empresa e o mais importante: dar a consultoria que precisa para que o seu site seja encontrado pelos internautas e se mantenha no topo das buscas no Google. Por isso, contratar um profissional de Design e Web Design seu site será personalizado e adaptados para cada template.

Diferença entre sites e blogs

Existem sites, blogs, hot site, e inúmeras outras nomeações para uma página na internet. Abaixo exemplifico algumas, veja em qual delas a sua necessidade se encaixa.

O que é uma Landing-Page?

É a página de entrada, essa é a primeira página que o usuário irá visualizar ao acessar o seu site. É como se fosse a porta de entrada na sua “casa”. É uma das mais importantes, as principais informações devem conter na Landing-Page e o layout deve ser atrativo e dinâmico para que o usuário de interesse pelo seu conteúdo, produtos ou serviços, continue acessando seu site e acesse os outros links da página.

Hot Site:

É um site temporário, geralmente para eventos, promoções, campanhas específicas ou para pequenos sites que ligam a um Web Site principal.

Blog:

É um Web Site Pessoal, segmentado para um assunto e para diversos tipos de público onde o autor escreve textos, publica fotos e geralmente insere sua opinião. Existem blogs de moda, beleza, maquiagem, política, jogos, esportes, carreira, e muitos outros. Você pode criar um blog de acordo com sua afinidade, existem muitos blogueiros que são muito conhecidos no mundo virtual e até fora dele, outros que começam com blog e hoje possuem programa de TV e até aqueles que devido ao sucesso são convidados para eventos, colunas em jornal, entre outros. Neste ponto, o que é muito importante é manter uma frequência nas atualizações e publicar conteúdo de acordo como o que seu público quer ver. Geralmente os blogs são mais bem ranqueados no Google do que os sites, por terem mais matérias e manterem a frequência de atualização.

Web Site:

Este site é atualizável e pode conter uma quantidade grande de dados e informações. Pode ser altamente personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa. Assuntos corporativos, textos institucionais, matérias jornalísticas, fotos de produtos, eventos, tipos de serviços, contatos, podem ser inseridos nesse site. Uma equipe multidisciplinar deve estar preparada para atualizar esse site e um profissional de Web Design e Marketing Digital personaliza o Web Site.

Portal:

Geralmente é atualizado por editores e jornalistas, por conter matérias/notícias que podem ser genéricos ou segmentados por área e assunto. Existem os portais que são separados por editorias: Esporte, Cidade, Cultura, Tempo, etc. E existem portais que são segmentas em apenas Esporte, apenas trânsito, apenas cinema, e por aí vai.

E-Commerce:

É um web site com venda on-line, que também pode ser segmentado por produto. Hoje em dia se usa com um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

Está na dúvida entre contratar um profissional de Design Digital e Web Design, ou se cria o seu site grátis sozinho? Se a solução que precisa é um site pequeno e simples, sem muita personalização, tente fazer sozinho ou em uma empresa pequena. Mas se precisa de estética, design, SEO, e um bom site Responsivo contrate um profissional e valorize cada momento do desenvolvimento.

 

 

3 Comentários

  1. Michel Polity disse:

    Gostaria de renovar meu site “ceoafe.com.br” por um que eu possa editar sozinho, fazendo uploads de fotos e textos. por favor enviar orçamento.

    Grato,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
×
Olá, para iniciar seu atendimento clique aqui e envie uma mensagem pelo Whats App! Obrigado :)