A otimização de sites, ou SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de métodos e técnicas que gerenciam e definem o posicionamento do seu site ou blog dentro do buscador Google. O maior objetivo do SEO é garantir a relevância para o usuário e fazê-lo encontrar o conteúdo qualificado daquilo que está buscando.
Profissionais treinados e empresas qualificadas utilizam as ferramentas do SEO e seguem as regras do maior site de buscas do mundo para garantir que seu site será encontrado pelos usuários, sendo relevante para quem está buscando.
Como garantir um bom conteúdo
Nem sempre um bom conteúdo é feito apenas com textos. Para garantir a qualificação e maior relevância para um site é preciso de profissionais qualificados e de diferentes áreas. O texto é feito por em editor, o vídeo com o produtor, o código com o desenvolvedor e a estratégia com o marketing digital. Todos esses fatores, se bem planejados, são o que garantem as visitas e boa posição no ranking do Google.
As técnicas para subir no ranking se aprimoram a cada dia, com atualizações e melhorias contínuas.
Google Trends: Utilizado para explorar as tendências de tópicos de pesquisa com as principais pesquisas do Google. Com essa ferramenta é possível saber quais são os assuntos mais buscados e palavras-chave mais utilizadas em épocas específicas, separado por categorias e regiões. Esta ferramenta pode ser utilizada para saber o assunto que o usuário tem interesse e assim, escrever sobre ele na sua página. O site é gratuito e pode ser utilizado por qualquer internauta. http://www.google.com.br/trends/?hl=pt-BR
Google Analytics: Embora também seja gratuito, o GA é um pouco mais complexo e exige profissionais treinados para utilizar a ferramenta, ou então algumas horas-aulas na internet para garantir o bom uso deste instrumento fundamental.
SEOmoz: O SEOmoz é um conjunto de ferramentas que permite a analise da sua página Entre as funcionalidades estão a analise da concorrência, palavras-chave mais utilizadas pelo usuários que encontram seu site, e análise das funcionalidades do SEO. Sempre em desenvolvimento, este serviço é um dos mais completos atualmente que oferece ao cliente análises da página, aprimoramento do que já está no site, além de sugestões e modificações necessárias.
Cognitive SEO: O Cognitive SEO serve para construir bons relacionamentos com links. Esta ferramenta pode ajudá-lo a aumentar o tráfego do seu site, acompanhar a evolução além de fornecer uma eficiente análise digital e ideias para seu negócio, colhendo todos os benefícios da pesquisa para garantir a melhor classificação no ranking, menor taxa de rejeição e maior número de acessos.
Crazy Eggs: Crazy Egg é como um raio- x que permite que você veja exatamente o que as pessoas estão fazendo em seu site. É possível fazer um mapa de áreas quentes do site. De forma clara e interativa, este serviço mostra-lhe onde as pessoas estão e onde não estão clicando, onde acessa primeiro, quais os espaços mais vistos, entre outras funções. http://www.crazyegg.com/
Sem Rush: Ferramenta utilizada especificamente para análise de palavras-chave. Com o Sem Rush é possível observar as ações da concorrência, quais as palavras investidas, e a estimativa de investimento e posição de cada uma. Essa ferramenta permite ainda saber quais palavras-chave orgânicas geram maior tráfego para um determinado site, e gera gráficos para diferentes tipos de necessidades.
Local Business Center: O Local Business Center foi lançamento junto com a versão brasileira do Google Maps. Nesta ferramenta você pode cadastrar a sua empresa, para que seja encontrada no Google Maps pelos usuários, com informações como horário de atendimento, formas de pagamento e telefone. Com isso, é possível regionalizar sua estratégia de divulgação. www.google.com/business/
Confira mais algumas dicas rápidas de SEO oferecidas pela Duplo D:
A Duplo D oferece serviços de SEO além de consultoria de marketing digital para garantir as melhores posições do Google, conteúdo relevante para o usuário, maior tráfego em seu site e baixa taxa de rejeição.